+9999-9999999 [email protected]

Boa noite, prezados leitores!

Boa noite, prezados leitores!

 

                 Meu blog foi criado há pouco tempo e estou me apresentando a vocês nesse momento. Talvez haja quem queira saber a razão do nome PARANUCHO e eu explico. Nasci e cresci no Rio Grande do Sul. Aos 19 anos de idade mudei para o Paraná, inicialmente em Foz do Iguaçu. Ali fui bancário, escriturário e por fim projetista de plantas baixas para legalização de edificações junto à Prefeitura. No período de 1972 até 1975, enquanto cursava a faculdade de Licenciatura em Matemática, fui paralelamente professor suplementarista no então Ginásio Estadual Dom Manoel Könner. Assim sou meio paranaense, meio gaúcho e por isso escolhi para nome do meu blog a combinação de partes dos dois termos.

 

 
                 Casei-me em 1974 com Rita del Carmen Rosário Conti. Em 1975 concluí minha licenciatura, colando grau no dia 18/19 de dezembro daquele ano. Em fevereiro de 1976, mudei para Curitiba, onde iniciei minha atividade no magistério, lecionando física na então Escola Técnica Federal do Paraná (ETFPR). Nesse mesmo ano prestei concurso para seleção de professores de matemática no Colégio Positivo Júnior, onde fui professor fundador. Posteriormente lecionei física no curso de engenharia da então UCP, vindo a ter por aluno o atual governador do estado do Paraná, Beto Richa. Ao mesmo tempo lecionei no CEP – Colégio Estadual do Paraná de 1979 até 1987.
 
                No ano de 1981 fui professor de física na última turma de alunos da extinta Escola de Oficiais Especialistas da Aeronáutica, instalada onde atualmente existe o CINDACTA II.

 

Em 1986 prestei concurso para professor de matemática de 2º grau em Diamantino, no estado do Mato Grosso. Aprovado, fui nomeado no DOE em 02/02/1987. Tomei posse no final de fevereiro e fui diretor do Colégio Estadual Evaldo Meyer Roderjan de Brasnorte nos anos de 1988/89, depois voltando à sala de aula. Voltei para Curitiba em maio de 1993 por questões relacionadas à saúde de família. Em 1995, reingressei no então já CEFET-PR, após prestar novo concurso. Ali completei meu tempo de serviço e contribuição, vindo a me aposentar por tempo de serviço em 17/12/2003.
Depois de me aposentar, dediquei meu tempo ocioso a diversas atividades, vindo inclusive a fazer pequenos serviços de manutenção doméstica em instalações elétricas, hidráulicas e revestimentos. Tentei me estabelecer no comércio mas fracassei.

 

 
                Em 06/08/2011, sofri um acidente de trânsito. Eu trafegava em uma moto Suzuki, modelo Intruder 125 pela Rua Vicente Cicarino, nas proximidades do cruzamento da via ferrea, sendo do outro lado o início da Rua Amazonas Marcondes(bairro Boa Vista). Um veículo Ford K invadiu a minha pista vindo a me abalroar lateralmente, o que me levou para o hospital. Ali estive em risco de vida por mais de um mês, sofri a amputação da perna esquerda, sendo que voltei para minha casa no dia 12 de outrubro. Por longos meses fiquei mais tempo deitado que sentado na cadeira de rodas. Aos poucos consegui ser atendido no CHR – Centro Hospitalar de Reabilitação. Um longo calvário me esperava, pois concomitantemente à amputação, ocorreu uma trombose muito grande na perna direita. Isso ameaçou também a esse membro de ser amputado, porém com a graça de Deus ela está comigo e agora praticamente em condições de me servir normalmente na locomoção, tendo o auxílio de uma prótese transfemural, fornecida pelo SUS.
 
                  No longo período de imobilidade quase total, ocupei meu tempo com dois tipos de atividade. Fiz crochet em quantidade e comecei a escrever. Inicialmente apenas como exercício mental e depois me animei a transformar essa atividade em algo mais do que apenas distração. Assim no dia 10/10/2013, foi publicado meu primeiro livro de contos pela Editora Biblioteca24horas. Em 27 de fevereiro de 2014, seguiu-se outro de contos e o primeiro volume de um romance. Ultimamente, para ser mais exato, no dia 06/06/2014, foram publicados os dois volumes restantes do primeiro romance e os três volumes de um segundo romance, perfazendo no total oito livros publicados até o momento. No dia 29 de agosto, às 18 horas terá lugar minha sessão de autógrafos na Bienal do Livro de São Paulo, à convite da Editora.
 
                Nas últimas semanas publiquei alguns artigos sobre assuntos variados em blogs de meu amigo Jorge Purgly, sendo ele mesmo quem me motivou a criar o próprio blog. Como não sou chegado a resistir a um desafio, decidi por seguir sua sugestão e estou aí para escrever sobre assuntos diversos. Quem quiser pode entrar em contato comigo no facebook na página (www.facebook.com/decio.adams), ou pelo e-mail [email protected]; terei muito prazer em receber sugestões e comentários.

 

                                                                      
                                                                     Curitiba, 22 de julho de 2014

 

 
                                                                                 Décio Adams.

 

x

Leave a reply

Scroll to Top