Nos piores momentos, os melhores encontros.
Por Benê Cantelli
Benê Cantelli, reside em Dourados, Mato Grosso do Sul. Mantém uma coluna semanal no jornal da cidade. Traz em sua bagagem sólida formação religiosa, obtida em instituições católicas, inclusive no exterior. Pelo que diz, é católico praticante. Em sua coluna aborda assuntos, na maior parte das vezes de cunho ético/religioso.
Poderia alguém supor que sua formação fosse levar a textos de cunho catequético/pregador. Engana-se quem assim pensa. É categórico em apontar as falhas de todos os segmentos da sociedade. Por isso não perdoa os deslizes de membros da diversas confissões religiosas, nem tampouco deixa de apontar as qualidades, sejam elas de quem forem. É uma voz imparcial que se ergue, uma vez por semana, pelo periódico local. Pelo que pude perceber, sua coluna é ansiosamente esperada todas as segundas-feiras.
O livro é uma coletânea dos artigos publicados em sua coluna, ao longo de vários anos, destacando, como diz o título, os melhores encontros, que ocorreram nos que eram, aparentemente, os piores momentos. É uma obra de profundo chamamento à reflexão, especialmente de todos os cristãos, especialmente nos momentos que vivemos atualmente.
O prefácio é de autoria do Bispo Dom Redovino Rizzardo, em que o mesmo louva as qualidades do autor, apesar de alguns puxões de orelhas que são dados aos integrantes da Igreja Católica Apostólica Romana. Sua palavras são firmes, mas ponderadas.
Coração que sangra
Livro de poemas da lavra de Benê Cantelli. Tem o mesmo tema do livro, onde o autor derrama em versos suas convicções, dúvidas, temores, amores e toda sorte de sentimentos, menos ódio ou rancor. Estes não tem lugar no coração de Benê.
Por seus textos eu soube que ele exerceu e ainda exerce, a mesma profissão que eu tive por mais de trinta anos. O magistério. Apenas divergimos no conteúdo, mas no labutar diário somos irmãos de caminhada. Eu estou aposentado e ele, parece que ainda em atividade, mas próximo de alcançar o merecido descanso.
Tanto um quanto outro são dignos de serem lidos, talvez até por quem não professe nenhuma religião, ou que esteja desencaminhado na vida. Irá encontra alguma coisa para ajudar a reencontrar o caminho para a luz.
Encontramo-nos no XIº Encontro de Escritores do Mercosul, realizado entre os dias 09 e 12 de outubro passado, na cidade de Puerto Iguazu, na vizinha Argentina. Passamos reunidos durante três dias, praticamente sob chuva constante, o que dificultou algumas atividades turísticas previstas no programa. Mas valeu a apena, pelo fato de conhecer uma variedade de escritores, de lugares nunca imaginados.
Décio Adams
www.facebook.com/livros.decioadams
@AdamsDcio
Telefone: (41) 3019-4760
Celulares: (41) 9805-0732 / (41) 8855-6709