Desenhos a lápis.
No último domingo, estive no Largo da Ordem, onde é realizada uma feira com ampla gama de produtos. Desde artesanatos variados, comidas típicas, livros usados e também um grupo de escritores locais, os Escritibas, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, ali expõe seus livros de diversas vertentes literárias.
Enquanto estava ali presente, um homem, de nacionalidade uruguaia, me ofereceu uma porção de cópias em papel machê, de desenhos feitos a lápis, representando cavalos, grupos deles, cavaleiros montados, e bois. A imagem do cabeçalho me chamou a atenção, pois fez lembrar da parelha de bois que meu pai tinha quando éramos ainda crianças e morávamos no Rio Grande do Sul. Um se chamava Pintado e o nome do outro não me lembro.
Os demais desenhos eu comprei para dar à minha esposa, uma apaixonada por cavalos. Resolvi tirar uma cópia digital e publicar para compartilhar com todos aqueles que apreciam esses animais. Os desenhos são primorosos, muito bem executados. Uma perfeição de trabalho, digno de admiração.
Reparem na perfeição do traço, nos detalhes do capim. Uma fotografia não poderia ser muito mais perfeita. O artista é de um talento inegável.
Os músculos sob a pele, o olhar, as crinas caindo sobre o pescoço e a testa, são mais perfeitos do que uma chapa fotográfica.
O movimento das pernas dos animais não poderiam ser mais perfeitamente representados do que nesse desenho.
O desenhista merece um prêmio pela sua habilidade. O pior é que não conheço sequer o nome, muito menos o seu endereço.
Não sei se o autor desses desenhos recebeu ou está tendo a recompensa devida pelo seu belíssimo trabalho. Com certeza merece ser laureado com todos os prêmios existentes relativos à área de sua especialidade. Sou-lhe grato por permitir que eu disponha dessas belas imagens em meus arquivos, além das cópias que vou colocar em uma moldura. Eles merecem com certeza.
Curitiba, 18 de junho de 2015.
Décio Adams
www.facebook.com/livros.decioadams
@AdamsDcio
Telefone: (41) 3019-4760
Celulares: (41) 9805-0732 / (41) 8855-6709
Thiago06/07/2016 at 12:40 PM
Décio, estas imagens são de uma artista de Parobé – RS, Lauren de Bacco, triste ver que estão lucrando as custas dela.
Décio Adams06/07/2016 at 1:16 PM
Thiago, eu adquiri esssas cópias de um maltrapilho numa feira realizada todos os domingos no Largo da Ordem, centro de Curitiba-PR. Comprei pois gosto desse tipo de trabalho e cheguei a pensar tratar-se de cópias de trabalho do próprio vendedor. Quanto a lucrar com isso, creio que ele não lucra muito, pois, se bem me lembro, foi R$ 5,00 ou 10,00 que dei pelas cópias todas e, só de xerox devem custar praticamente isso. Acho que ele mal tira para pagar uma pinguinha que deve gostar.
Vou colocar no blog os créditos e afianço que eu não ganho um único centavo com isso. Publiquei por admirar semelhante trabalho e quis partilhar com mais pessoas, que de outra forma, não teriam acesso a ele.
Décio Adams.
amcguedes26/06/2015 at 4:39 PM
É impressionante. Lindo
Abraços
Lúcia
Maria de Lourdes19/06/2015 at 12:03 AM
Já tive o prazer de ver, esses gênios desenhando com uma precisão, de encantar os olhos. Os dons, Deus lhes deu. Pena que não tenha oportunidades. Pena que suas obras não conheçam galerias de artes. Talvez seja esse os seus destinos. Parabéns aos artistas desconhecidos.
Décio Adams19/06/2015 at 9:35 AM
É realmente lamentável que não tenham acesso às galerias, pois a qualidade de seus trabalhos é espantosa. Talvez mereçam mais do que outros que lá estão e nem chegam a ser tão perfeitos.