Ramon e Juliana – de Adrião Neto

Ramon e Juliana

ramon e juliana de adrião neto

Ramon e Juliana de Adrião Neto

de Adrião Neto.

Um misto entre relato de viagens e romance, muito bem apresentado por Adrião Neto, da distante Teresina, Piauí. Ao percorrer suas páginas, tem-se a impressão de seguir com o personagem Ramon por uma sucessão de viagens pelo mundo. Descreve com tal riqueza de detalhes os lugares por onde passa, que temos a impressão de ver um filme passando diante dos nossos olhos.

Ao mesmo tempo, intercala momentos românticos com a namorada Juliana, que no momento ficou na pátria distante. Em meio a um dia chuvoso, num hotel da cidade do Porto, Portugal, ele nos transporta para o Peru, onde está em companhia de Juliana. Segue uma minuciosa descrição das maravilhas da civilização inca, Machu Pichu, Vale Sagrado, Cordilheira dos Andes. Para tornar mais picante, uma turista argentina lança seu charme sobre Ramon, na tentativa de conquistá-lo. Juliana enche-se de ciumes e protagonizam as duas uma cena que quase vira agressão física.

ramon e juliana de adrião neto

Ramon e Juliana de Adrião Neto

A parte final da viagem é cancelada, ao descobrir que a argentina também vai fazer o mesmo roteiro. No próximo capítulo estamos novamente no Hotel do Porto, de onde segue para Lisboa e Coimbra. Novos encontros, flertes e passeios. Visitas a sítios históricos em companhia de um professor amigo, ali residente, leva-nos por uma viagem ao passado da nossa antiga metrópole. Tudo descrito com grande riqueza de detalhes.

Finalmente ocorre o retorno ao Brasil, onde acontece um encontro com a turista argentina, em visita a Maceió. O relacionamento entre Ramon e Juliana esfria. Mesmo existindo amor, ocorre o fim do romance, que em certos momentos parecia ser daqueles “para o resto da vida”.

Eu tenho uma leve suspeita de que o livro é “autobiográfico”, porém não vou afirmar isso categoricamente. Cada qual, interessado no assunto, leia o livro, que eu recomendo, depois tire suas conclusões.

Geografia e História do Piauí para estudantes, de Adrião Néto, capa 001

Geografia e História do Piauí para Estudantes. de Adrião Neto.

Outro livro de Adrião Neto, recebido há mais tempo, é na verdade uma obra didática, ou pelo menos deveria ser. Trata-se de Geografia e História do Piauí para Estudantes. É um trabalho riquíssimo em detalhes históricos e geográficos do Estado do Piauí. Não o li inteiro, pois seria trabalho de estudante colegial, onde os conteúdos são trabalhados em pequenas etapas. Porém, fica aqui na minha estante, onde, se tiver necessidade de alguma informação sobre o Estado natal de Adrião, sei que encontrarei. Desconheço os fatos sobre sua adoção ou não em escolas locais, mas seria altamente recomendável que estivesse à disposição dos alunos para pesquisas escolares. Creio que o Piauí deve a Adrião Neto um preito de gratidão pelo ótimo trabalho que realizou ao compilar os dados registrados no livro. Dificilmente haverá outro com maior riqueza de informações.

Geografia e História do Piauí para estudantes, de Adrião Neto, contracapa 001

Geografia e História do Piauí para estudantes de Adrião Neto – contracapa.

Geografia e História do Piauí para estudantes, de Adrião Neto, dedicatória 001

Geografia e História do Piauí para estudantes de Adrião Neto.

Poucos estados brasileiros podem apresentar entre seus filhos um que tenha tal versatilidade na literatura. Já li livros históricos, relato de viagens misturado com romances e tenho livro didático.

Se olharmos na contracapa, encontraremos uma data ali gravada. Nesse dia ocorreu uma batalha, conhecida como Batalha do Jenipapo. A vitória dos combatentes nativos sobre as tropas portuguesas ali sediadas, selou definitivamente a independência do Brasil, do domínio português, além de manter a integridade do território brasileiro. Não fosse essa vitória e uma ampla região do norte teria permanecido sob o jugo português, até quando não seria possível conjeturar.

Adrião Neto viajou pelo mundo inteiro, conhece os lugares mais importantes e os sítios mais longínquos. É também um pesquisador dedicado do passado histórico, inclusive pré-histórico do território do Piauí. Conhece como poucos a geografia do seu estado natal. Isso o torna um homem de cultura, com trânsito em diferentes áreas, especialmente das ciências humanas.

Parabéns Adrião, pela riqueza de seu trabalho. Tem em mim um admirador incondicional.

Décio Adams

decioa@gmail.com

adamsdecio@gmail.com

www.facebook.com/livros.decioadams

www.facebook.com/decio.adams

@AdamsDcio

Telefone: (41) 3019-4760

Celulares: (41) 9805-0732 / (41) 8855-6709

 

 

2 ideias sobre “Ramon e Juliana – de Adrião Neto

  1. Osvaldo Monteiro

    Li o romance de Adrião Neto -” Ramon e Juliana”, me empolgou e escrevi ao Autor a minha apreciação e comentário

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *