+9999-9999999 [email protected]

A Epopéia do Jenipapo.

A Epopéia do Jenipapo

Por Adrião Neto

epopeia-do-jenipapo-de-adrião-neto
A Epopéia do Jenipapo, de Adrião Neto

Há alguns dias recebi do amigo escritor Adrião Neto, natural e residente no estado do Piauí, mais um exemplar de um dos seus livros. Neste momento terminei de ler a Epopéia do Jenipapo.

À primeira vista, pode parecer tratar-se de uma obra de cunho folclórico ou então humorístico. Mas, conhecendo o trabalho de Adrião, logo lembrei de ter visto esse título citado em outra de suas obras. Adrião é funcionário público, mas dedica grande parte de seu tempo livre à escrever. O material para seus escritos ele o busca na história do estado natal, quase que na totalidade.

Dedicatória feita por Adrião Neto, ao enviar o livro para mim. (Obrigado amigo)

 

Epopéia do Jenipapo relata os fatos da mais significativa batalha travada em solo nacional, por ocasião da independência do Brasil do domínio português. Enquanto aqui no sul ocorreram algumas escaramuças e houve o apoio quase imediato das províncias ao Império proclamado por Dom Pedro I, nos estados do norte, Portugual tentava manter seu domínio, o que lhe garantiria uma grande parcela do território brasileiro. Houve várias refregas menores, mas, a chamada Epopéia do Jenipapo, foi a batalha decisiva. De um lado tropas portuguesas, treinadas e bem armadas, enfrentando um ajuntamento de vaqueiros e colonos, na maioria armados de foices, enxadas e machados. Não venceram a batalha, mas retiveram as tropas leais à corte pelo tempo suficiente para o agrupamento de tropas melhor armadas e treinadas, que acabaram pondo em retirada os lusitanos. Este combate foi travado em 13 de março de 1823.

Deve-se à Adrião Neto a inclusão dessa data no corpo da bandeira piauiense, bem como a construção do monumento aos Heróis do Jenipapo, no local do combate, que hoje tem outra denominação: Campo Maior.

Contra capa do livro Epopéia do Jenipapo, de Adrião Neto.

É fundamental o trabalho, tanto de pesquisa, quanto de insistência na consecução desses feitos por Adrião Neto. Eu, aos 67 anos não teria conhecimento desses eventos, não fossem os trabalhos de Adrião. No livro constam não apenas os dados históricos, como cópias fac-simile de requerimentos, leis, decretos relativos aos eventos históricos. É uma obra que merece constar nas bibliotecas de todos os rincões do país, para que nossos irmãos possam conhecer estes dados da história nacional.

Curitiba, 12 de dezembro de 2016

Décio Adams

[email protected]

[email protected]

www.facebook.com/livros.decioadams

www.facebook.com/decio.adams

@AdamsDcio

Telefone: (41) 3019-4760

Celulares: (41) 9805-0732

Comment (1)

  • Adrião Neto19/12/2016 at 9:32 PM

    Amigo Décio obrigado pelo gentil comentário. Graças a vc e aos amigos Nélson Hoffman, Paulo Monteiro, Luiz Henrique Borck e Enéas Athanázio a nossa obra passou a ser mais conhecida no sul do Brasil.

Leave a reply

Scroll to Top